A artrose do joelho é o termo comumente aplicada à degeneração (desgaste) generalizada da cartilagem e articular (da articulação).


Qualquer articulação do corpo pode ser afetada pela artrose, mas é particularmente comum no joelho (sendo uma articulação de carga).

 

A artrose do joelho é uma condição muito frequente na população, especialmente em pessoas com certa idade (maiores de 50 anos e piora com a idade) ou com sobrepeso e pode dificultar a realização de muitas atividades cotidianas, como caminhar ou subir escadas. É uma das principais causas de dor do joelho e limita enormemente a qualidade de vida do doente.
Embora não haja cura para a artrose, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar a dor e manter as pessoas ativas.

À medida que a cartilagem se desgasta (menor espessura da cartilagem), e o espaço protetor (cartilagem) entre os ossos diminui. Isso pode resultar em fricção de “osso com osso”, endurecimento (esclerose) ósseo e produzir esporões (osteófitos) dolorosos.

 

A artrose do joelho geralmente se desenvolve lentamente e a dor associada piora com o tempo.

Artrose pós-traumática
A artrose pós-traumática do joelho é uma forma de artrose que se desenvolve após uma lesão ou traumatismo no joelho. Por exemplo, um osso fracturado pode danificar a superfície articular e levar à artrose anos após a lesão. Rupturas meniscais e lesões ligamentares podem causar instabilidade e desgaste adicional na articulação do joelho que, com o tempo, poderão vir a resultar em artrose do joelho.

 

 

Sintomas
Uma articulação do joelho afetada pela artrose pode ser dolorosa e inflamada. Geralmente, a dor se desenvolve gradualmente ao longo do tempo, embora o início súbito também seja possível. Existem outros sintomas também:
• A articulação pode ficar mais rígida e inchada, tornando difícil dobrar e esticar o joelho.
• A dor e o inchaço normalmente são piores pela manhã ou após estar sentado ou a descansar.
• A atividade vigorosa pode causar o aumento da dor.
• O joelho pode “travar” ou “bloquear-se” durante o movimento. Pode ranger, estalar, estalar ou fazer um ruído de trituração (crepitação).
• A dor pode causar uma sensação de fraqueza no joelho.
• Aumento da dor no joelho com as mudanças meteorológicas do clima.

A artrose do joelho diagnostica-se através de uma cuidadosa história clínica, exame físico e a realização adequada das projeções radiológicas (raio-X). Em regra geral, o TAC ou RM do joelho servem para excluir outros diagnósticos ou lesões associadas.

Tratamento

Não há cura para a artrose, mas existem vários tratamentos que podem ajudar a aliviar a dor e a incapacidade que ela pode causar.

Tratamento conservador (não cirúrgico)

O tratamento inicial da artrose do joelho não é cirúrgico. 

Algumas mudanças no estilo de vida diária podem proteger a articulação do joelho e retardar o progresso da artrite:

• Minimizar as atividades que agravam a condição, como subir escadas.

• Exercício físico evitando desportos ou actividades de alto impacto (como corrida ou saltos).

• Perda de peso.

 

Fisioterapia

Exercícios específicos através de um programa individualizado podem ajudar a aumentar a amplitude de movimento e a flexibilidade, além de ajudar a fortalecer os músculos da perna. 

Dispositivos de assistência

Usar dispositivos como uma bengala ou usar uma cinta ou joelheira podem ser úteis em determinadas patologias ou situações (a determinar pelo especialista). 

Outros remédios ou meios físicos como aplicação de calor ou gelo ou o uso de ligaduras elásticas para fornecer suporte ao joelho podem também aliviar a dor.

 

 

Medicamentos

Vários medicamentos são úteis no tratamento da artrose do joelho (a determinar pelo especialista em função de cada situação e doente).

• Os analgésicos são medicamentos que têm como objetivo a diminuição da dor.

• Os anti-inflamatórios (como ibuprofeno e naproxeno) diminuem a inflamação e, portanto, consequentemente a dor. Podem existir em forma oral ou tópica (pomada).

• Condroprotectores (glucosamina e sulfato de condroitina) são substâncias encontradas naturalmente na cartilagem articular e no líquido sinovial e podem ser tomadas de forma oral em determinadas situações.

• Infiltrações são substâncias injectadas dentro de articulação do joelho e podem ser de corticoides, ácido hialurónico, plasma rico em plaquetas (PRP; factores de crescimento) ou células mesenquimatosas (“células mãe”). Estas devem ser aconselhadas e administradas pelo especialista.

• Terapias alternativas como acupunctura ou outras modalidades.

 

 

Tratamento cirúrgico

Seu médico pode recomendar cirurgia se a dor da artrose causar incapacidade e não for aliviada com tratamento não cirúrgico. Como em todas as cirurgias, existem alguns riscos e possíveis complicações a serem discutidas com o doente da operação.

 

 

Artroscopia

Em casos selecionados em que a osteoartrite é acompanhada por lesões associadas como uma ruptura degenerativa do menisco, esta pode ser recomendada para aliviar e melhorar a sintomatologia associada ao processo degenerativo da artrose. 

 

 

Osteotomia

Em uma osteotomia do joelho, a tíbia ou o fêmur é cortado e depois remodelado para alinhamento da direcção do membro aliviar a carga no compartimento da articulação do joelho. A osteotomia do joelho é usada quando você tem osteoartrite em estágio inicial que danificou apenas um lado da articulação do joelho. Ao deslocar o peso do lado danificado da articulação, uma osteotomia pode aliviar a dor e melhorar significativamente a função do joelho artrósico.

Prótese total ou unicompartimental (artroplastia) do joelho

Seu médico removerá a cartilagem e o osso danificados e, em seguida, posicionará novas superfícies articulares de metal com um plástico entre elas (amortiguador) para restaurar a função do joelho.

 

Recuperação

Após qualquer tipo de cirurgia para a artrose do joelho, há um período de recuperação que depende do tipo de cirurgia realizada e de cada doente.
Poderá ser recomendada fisioterapia restaurar a amplitude de movimento e para ajudá-lo a recuperar a força do joelho. Dependendo do seu procedimento, você pode precisar usar uma joelheira ou usar muletas/canadianas por um tempo.

Na maioria dos casos, a cirurgia melhora substancialmente a dor e possibilita a realização das atividades diárias com mais facilidade.